Índice de Qualidade nos anúncios do Google

 

A finalidade do Índice de qualidade é dar uma ideia geral da qualidade dos seus anúncios. O Índice de qualidade de 1 a 10 informado para cada palavra-chave da sua conta é uma estimativa da qualidade dos anúncios e das páginas de destino acionadas por eles. Três fatores determinam seu Índice de qualidade:

Ter um Índice de qualidade alto significa que o sistema do Google considera seu anúncio e sua página de destino relevantes e úteis para as pessoas que visualizam o anúncio.

Este artigo explica como o Índice de qualidade funciona.

 

O Índice de qualidade é definido com base em dados de desempenho anteriores

 

O Índice de qualidade é uma estimativa agregada do desempenho geral de uma palavra-chave em leilões de anúncios anteriores. Com base nesses dados, cada uma das suas palavras-chave recebe um Índice de qualidade em uma escala de 1 a 10, em que 1 é a pontuação mais baixa e 10, a mais alta.

Saiba mais sobre a classificação do anúncio

 

Índice de qualidade e palavras-chave novas

 

O Índice de qualidade é definido com base em dados de desempenho anteriores. Então, o que acontece com palavras-chave novas que não têm dados de desempenho anteriores?

Novas palavras-chave recebem automaticamente um Índice de qualidade de 6 e um valor “médio” para os seguintes elementos: CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino. À medida que os anúncios são exibidos, as palavras-chave acumulam dados de desempenho, e o Índice de qualidade pode mudar. É possível que você veja alterações no Índice de qualidade depois de um ou dois dias.

Se seu Índice de qualidade e outros valores não mudarem depois de alguns dias, provavelmente o sistema determinou que seu Índice de qualidade é, de fato, 6 e a CTR esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino são consideradas medianas.

 

Um anúncio de alta qualidade em ação

 

Veja um exemplo de uma boa experiência do usuário com base em um anúncio relevante e de alta qualidade. Digamos que você tenha um website especializado em meias, e Samuel, um cliente, está em busca de meias listradas. Veja como seu anúncio (e palavras-chave com alto Índice de qualidade) conecta Samuel ao que ele deseja.

  • Quando Samuel pesquisa “meias listradas masculinas em Curitiba” no Google, ele encontra seu anúncio. Seu anúncio tem “[meias listradas]” como uma palavra-chave.
  • Samuel clica no anúncio e acessa diretamente a página de “meias listradas masculinas” do seu website. A página carrega rapidamente, e Samuel consegue navegar facilmente nela.
  • Samuel compra vários pares de meias listradas.

Para o google, essa é uma ótima experiência do usuário. Além de ter um Índice de qualidade possivelmente maior na maioria dos casos, anúncios relevantes tendem a gerar mais cliques, aparecer em uma posição mais elevada e proporcionar mais sucesso.

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Hélicon Barros

Hélicon Barros

Sou publicitário e fundador da Agência de Marketing Digital Compartilha. Desde 2010 ajudo empresas a captar clientes e ampliar vendas com estratégia eficaz de marketing digital. Sou especialista em marketing digital, publicidade online, links patrocinados, campanhas, leads, anúncios, otimizações de conversões, google adwords, sites e landing pages.