Busca orgânica refere-se de uma maneira geral aos resultados naturais, ou seja, “não pagos”, de um mecanismo de busca, como Google, Bing ou Yahoo!. Em oposição à busca orgânica estão os links patrocinados como os anúncios do google (adwords), que como o próprio nome sugere são anúncios pagos e que aparecem na maioria das páginas de resultados.

 

A importância da busca orgânica

Na busca orgânica as pessoas costumam encontrar a maioria das informações não-comerciais, como entretenimento, hobbies, esportes, educação e até mesmo têm utilizado muito o Google para assuntos relacionados à saúde e auto-medicação, o que a OMS considera alarmante.
O fato é que as pessoas têm uma relação de muita confiança com a busca orgânica de motores de busca como Bing e Google, pois sempre encontram a informação desejada. Criou-se uma relação de confiança com a busca orgânica e por isso é muito importante que as empresas sejam encontradas para palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

 

Por que estar bem posicionado na busca orgânica

O que não se passa no Google?

Segundo estudos, 73% dos usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. Além disso, segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento. Há dados que demonstram que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, direta ou indiretamente, pelo Google.

 

Otimização de Sites (SEO)

Uma empresa que deseje ficar bem posicionada na busca orgânica deve fazer a otimização de sites (SEO), que consiste em um conjunto de práticas que levam à encontrabilidade de um site ou página através dos mecanismos de busca.

As técnicas de SEO visam ao melhor posicionamento na busca orgânica para certas palavras-chave e devem estar focadas em uma estratégia que procura trazer o número máximo de conversões.

 

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