
Quanto custa anunciar no Google é uma das principais dúvidas para quem desconhece e quer mais detalhes de qual é o custo para anunciar no Google ADS, a plataforma de anúncios do próprio Google.
Neste artigo saiba qual é o preço dos anúncios no Google, quanto o Google cobra por clique no Google ADS, como funciona a cobrança, como saber o custo por clique, entre outras questões relacionada a preço e custos para anunciar no Google ADS com a Agência Google ADS Compartilha, uma agência de tráfego pago especializada em Google ADS.
O custo para anunciar no Google, através do Google Ads, é muito flexível e não tem um valor fixo, pois é você quem define o seu orçamento diário ou mensal.
O Google Ads funciona em um sistema de leilão, onde você compete com outros anunciantes pela exibição dos seus anúncios, e o custo varia principalmente de acordo com o Custo por Clique (CPC).
O sistema de cobrança de publicidade do Google funciona no formato de leilão.
Resumidamente quem paga mais por determinada palavra-chave fica em primeiro, isto é, quem dá o lance mais alto. Há outros fatores técnicos que influenciam também no custo por clique (CPC), como índice de qualidade do anúncio que pode influenciar no custo e reduzir o custo por clique (CPC).
Google Quanto é? Qual o valor mínimo que devo investir no Google ADS?
Antes de tudo a plataforma de publicidade do Google Ads funciona com praticamente qualquer orçamento, sua empresa pode investir R$ 100 ou R$ 300 ou R$ 1.000 em créditos por mês. Uma das principais vantagens do Google ADS é definir um valor, um orçamento, de acordo com a disponibilidade financeira da sua empresa. Com o Google ADS, sua empresa está no comando dos seus custos em publicidade on-line.
Embora não haja um mínimo obrigatório imposto pelo Google, existem valores recomendados para começar a ter resultados significativos:
- Orçamento Diário Mínimo: Como especialistas em Google ADS para quem quer começar a anunciar sugerimos o investimento a partir de R$ 10 a R$ 15 por dia por campanha. Para empresas que possuem mais verba sugerimos o valor de R$ 50 por dia ( por mês) para ter um volume maior de cliques e consequentemente um volume maior de contatos (leads) e vendas.
- Baseada em Cliques: Uma abordagem comum é calcular o valor diário com base no custo médio do clique estimado para suas palavras-chave e a quantidade de cliques que você precisa. O ideal é ter verba para, pelo menos, 5 a 10 cliques por dia por palavra-chave para ter uma chance real de realizar vendas. Então por exemplo se a sua palavra-chave custa R$ 1,00 por clique (CPC), no mínimo sua campanha exigirá um investimento de R$ 5 a 10 por dia.
Como o Google ADS é cobrado?
O pagamento é por cliques. O Google Ads não cobra pela exibição de anúncios. Você só será cobrado quando alguém clicar no seu anúncio.
Você será cobrado pelo Google ADS, cada vez que o seu anúncio receber o clique do usuário. O valor desse tipo de cobrança pode variar bastante, pois ele trabalhará de acordo com a palavra-chave escolhida para o anúncio e a concorrência no seu segmento.
Como saber o custo por clique?
É possível saber o custo por clique dentro da própria plataforma do Google ADS, usando o planejador de palavra-chave e localidade.
Quanto o Google cobra por clique?
Algumas palavras-chaves podem custar por exemplo R$ 1,00 real por clique (Custo por Clique) outras podem ter CPC (Custo por Clique) de R$ 2,50. O custo depende da cidade, concorrência, da quantidade de empresas que disputam a mesma palavra-chave ou não. Dependendo do nicho, cidade e se tiver uma concorrência alta pode custar por exemplo acima de R$ 1 ou R$ 10 por clique.
Outro fator importante que influencia o preço é o índice de qualidade que pode reduzir o custo por clique. Por isso é importante fazer um estudo de custo da palavras-chaves e até quanto vale a pena pagar por um clique, e sem dúvidas fazer otimizações constantes para melhorar o índice de qualidade e assim pagar menos por clique.
Principais Fatores que Influenciam o Custo
O valor final que você paga é influenciado por diversos fatores:
- Palavra-chave e Concorrência: Palavras-chave muito populares ou em setores muito concorridos (como advocacia, finanças, saúde ou tecnologia) tendem a ter um CPC mais alto, pois muitos anunciantes estão dando lances por elas.
- Qualidade do Anúncio (Índice de Qualidade): O Google avalia a relevância do seu anúncio, da palavra-chave e da página de destino (para onde o anúncio leva). Quanto maior for seu Índice de Qualidade, mais barato seu clique pode ser e melhor será sua posição no resultado da busca.
- Segmento de Negócio e Região: O custo varia bastante entre diferentes setores e até mesmo de uma região para outra (cidades ou estados). Por exemplo nas capitais geralmente tem um custo por clique (CPC) mais alto do que nas cidades do interior. Assim como o custo por clique (CPC) para dentista é um valor e para médico é outro valor.
- Tipo de Campanha: O tipo de anúncio (Rede de Pesquisa, Rede de Display, YouTube, Shopping) pode ter diferentes modelos de cobrança (CPC, CPM, CPV, etc.).
Qual o valor de um anúncio no Google Ads?
Não existe um valor fixo, tabelado, até porque funciona como um leilão então é um sistema de cobrança dinâmico onde existe um valor de custo por clique (CPC) médio todos os meses que pode ser consultado antes de anunciar, que pode variar de alguns centavos a alguns reais.
Como posso pagar o Google para anunciar?
Pagar o Google para anunciar é feito através do Google Ads, e você tem duas opções principais de como gerenciar esse pagamento: Pagamentos Automáticos (pós-pago) ou Pagamentos Manuais (pré-pago).
A escolha do método é feita nas configurações de Faturamento da sua conta Google Ads.
1. Pagamentos Automáticos (Pós-pago)
Este método é o mais comum e funciona de forma semelhante a uma conta de luz ou cartão de crédito: você anuncia primeiro e paga depois.
- Como Funciona: Você veicula seus anúncios e o Google cobra automaticamente seu método de pagamento principal quando sua conta atinge um limite de cobrança predefinido (ex: R$ 200, R$ 500, etc.) ou no dia 1º do mês seguinte, o que ocorrer primeiro.
- Melhor Para: Anunciantes que querem manter as campanhas rodando continuamente sem interrupções e têm um cartão de crédito disponível.
- Métodos de Pagamento Aceitos (Geralmente):
- Cartão de Crédito ou Débito (Visa, Mastercard, Amex, etc.).
2. Pagamentos Manuais (Pré-pago)
Neste método, você adiciona dinheiro à sua conta Google Ads antes que seus anúncios sejam exibidos.
- Como Funciona: Você deposita um valor (ex: R$ 500) na sua conta. Seus anúncios começarão a ser exibidos e o Google deduzirá o custo dos cliques desse saldo até que ele zere. Se o saldo acabar, seus anúncios param até que você faça um novo pagamento.
- Melhor Para: Anunciantes que desejam um controle estrito sobre seus gastos, limitando o investimento ao valor exato depositado. É ideal também para quem não pode usar cartão de crédito.
- Métodos de Pagamento Aceitos no Brasil (Geralmente):
- Boleto Bancário (o saldo pode levar de 1 a 3 dias úteis para ser creditado).
- Em alguns casos, Transferência Bancária (PIX ou TED/DOC).
Como Configurar o Pagamento na Prática
- Acesse sua conta do Google Ads.
- Clique no ícone de Ferramentas e Configurações () no canto superior direito.
- Em “Faturamento”, selecione Configurações.
- Defina seu País de faturamento e Moeda (essas opções não podem ser alteradas depois).
- Em “Como você fará o pagamento”, escolha entre Pagamentos Automáticos ou Pagamentos Manuais e insira os dados do seu método de pagamento.
Lembre-se que o Google não cobra para criar ou manter sua conta, o acesso a plataforma do Google ADS é gratuito.
Agora que já sabe quanto custa para anunciar no Google, é hora de criar uma conta no Google Ads e começar a anunciar com as dicas da Agência Compartilha. Como a gente viu aqui neste artigo, você paga sempre que alguém clica no seu anúncio. Esse valor pode ser de centavos ou alguns reais. Depende muito do nicho em que você atua e do quão concorrido é o seu ramo de atividade.
Alertamos todos que pretendem começar a anunciar que os custos dos anúncios, cliques dependem muito também da forma como suas campanhas e anúncios são criados e gerenciados. São grandes as chances da sua empresa desperdiçar investimento caso não tenha um profissional ou uma agência especializada em Google ADS para monitorar e gerenciar. Para não ter surpresas e um custo alto, recomendamos sempre que busque um profissional para otimizar seu investimento.
É importante salientar que campanhas bem configuradas e planejadas tem o custo por clique reduzido por seguirem todas as diretrizes da plataforma Google ADS além de estratégias específicas e personalizadas p/ seu negócio. A Agência Google ADS Compartilha é especializada em otimizar os custos e investimentos no Google para pequenas empresas chegando a dobrar as vendas de muitas empresas.
Conte com especialistas em Google ADS da Compartilha para te ajudar a otimizar seus investimentos e dobrar suas vendas.
A agência oferece planos de gestão de Google ADS para pequenas e grandes empresas.
Saiba mais sobre a Agência
Fundada em 2010, a Agência Compartilha, é uma agência de tráfego pago especializada em Google ADS. A agência faz gestão de campanhas e anúncios online com foco em vendas para empresas que buscam captar mais clientes e ampliar faturamento.
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