Conheça as soluções de publicidade e marketing digital da Agência de Publicidade – Compartilha.

 

 

 

Mais sobre agência de publicidade digital

 

Agência de publicidade, é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias.

Uma agência de publicidade gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação.

Para veiculações ou produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano.

A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço. No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência como um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.

 

 

 

Mais sobre publicidade

Quer saber o que é publicidade e o que faz uma agência de publicidade, exemplos e a comparação entre publicidade e marketing?

 

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Porém, essa é uma definição limitante da publicidade, que envolve muito mais que a compra de um produto.

Publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais. Afinal, se ela está tão presente no nosso dia a dia, ela participa das nossas vidas.

Não por acaso, publicitários estão sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade, para que os anúncios gerem uma identificação com o consumidor.

Portanto, publicidade também pode ser compreendida como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores vigentes.

Apesar disso, muita gente acredita que a publicidade não reflete a sociedade simplesmente – ela incentiva e molda comportamentos. Por isso, ela precisa de regulações para evitar abusos, como veremos a seguir.

Portanto, a publicidade é polêmica. Às vezes, ela é vista como vilã, por incentivar o consumismo, influenciar comportamentos e invadir a nossa rotina.

Em outros momentos, ela pode ser a mocinha, que não tem culpa sobre as mazelas da sociedade e ainda cumpre a função de informar e entreter com criatividade.

 

 

 

Marketing x Publicidade

Existe uma confusão comum entre marketing e publicidade. Afinal, as duas atividades têm como objetivo vender um produto ou serviço. Então, seriam elas a mesma coisa?

Não, existe uma diferença. Para entender melhor, vamos retomar um conceito tradicional do marketing: o Mix de Marketing, mais conhecido como os 4 Ps.

Preço, Praça, Produto e Promoção são os quatro elementos básicos de uma estratégia de marketing, e o equilíbrio entre eles faz uma marca se fortalecer junto ao seu público-alvo.

No P de Preço, você deve pensar nos custos da empresa e nas projeções de lucro, mas também no perfil do público-alvo, que deve estar disposto a pagar aquele valor.

Já o P de Praça se refere aos locais onde você oferta seus produtos, como a loja física ou virtual, bem como os canais de distribuição e armazenamento.

O P de Produto envolve as estratégias sobre os atributos tangíveis (cor, forma, embalagem) e intangíveis (qualidade, reputação, status) do produto.

Mas é no P de Promoção que queremos focar neste post, pois é aí que entra a publicidade.

Promoção são todas as estratégias de divulgação do produto para alcançar o público-alvo. Publicidade é uma delas, mas também pode envolver ações de assessoria de imprensa, relações públicas, patrocínios, entre outras.

Portanto, a publicidade é uma ferramenta do marketing. Enquanto o marketing se preocupa em compreender o público-alvo e desenvolver estratégias para atendê-lo, a publicidade é focada em atingi-lo com uma comunicação persuasiva.

Para funcionar, o marketing precisa do alinhamento entre os 4Ps. Já imaginou se a campanha publicitária atinge o público-alvo e desperta o interesse, mas a loja online está fora do ar?