O LinkedIn é uma rede social voltada para carreira e negócios. Os usuários do site buscam oportunidades de trabalho, networking e novos contatos que possam representar desenvolvimento profissional, seja para empregados ou empregadores.

Se o seu target se localiza entre empresários ou profissionais, o LinkedIn Ads é certamente uma canal de publicidade online a se avaliar. Se o seu produto ou serviço pode auxiliar o desenvolvimento de carreiras ou negócios, também. Mas se a sua oferta é relacionada a saúde ou lazer, por exemplo, talvez  no LinkedIn as pessoas não estejam no melhor momento para serem abordadas com anúncios do seu produto ou serviço.

 

 

Diferenciais do LinkedIn Ads

O fato de ser uma rede social voltada exclusivamente a negócios, por si só, já representa um diferencial em termos de segmentação e abordagem. Mas o LinkedIn Ads possui outras questões bastante interessantes para as empresas que almejam realizar estratégias de negócio com o serviço.

As formas de segmentação são bastante ricas. Além de critérios mais básicos, como região geográfica, sexo e idade, você pode escolher quem irá ver seus anúncios por critérios como profissão, área de atuação, nível profissional (pleno, senior, gerente, diretor) segmento de atuação e até mesmo empresas específicas. Isto vale ouro para quem atua no B2B, por exemplo!

Uma característica muito interessante do LinkedIn Ads é a possibilidade de exibir diversos anúncios diferentes numa mesma campanha. Na prática, isto funciona como uma espécie de teste A/B integrado, através de diversas combinações entre texto e imagens. Comparando cada uma delas, você terá uma visão precisa do que funciona melhor, desativando os formatos de anúncios com baixa eficiência, otimizando sua campanha.

No LinkedIn Ads você tem a possibilidade de escolher o modelo de pagamento da sua campanha entre CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil exibições). Esta escolha normalmente é feita caso a caso, com base na experiência de campanhas anteriores. Como quase tudo online, você deve testar. O limite mínimo para uma campanha no LinkedIn é de 10 dólares por dia. Não é tanto para você se familiarizar e se sentir mais seguro para escolher corretamente.

Como regra geral, os anúncios no LinkedIn costumam funcionar melhor para audiências altamente segmentadas. Neste cenário, o modelo CPC costuma ser mais econômico. Faça seus testes e entenda se isto se aplica também ao seu negócio.

Também não se esqueça de construir uma landing page que atinja em cheio o público para o qual você segmentou com tanto cuidado a sua campanha. Se o seu target é formado por decisores, como CEOs e diretores, a abordagem será diferente comparada a uma campanha voltada para recrutadores ou gerentes de RH. Esteja atento a este ponto!

 

 

Custo de publicidade do LinkedIn

Anúncios de autoatendimento do LinkedIn permite que você defina seu próprio orçamento das campanhas.

Você pode controlar custos da sua campanha de 2 maneiras:

  • Estabelecendo orçamentos (o valor máximo que deseja gastar por dia).
  • Definindo lances (o valor máximo que deseja pagar por cada clique ou cada 1000 impressões). Existem 2 opções de lance:
    • Pagamento por clique (CPC): Você especificar que o valor máximo que você está disposto a pagar por cada clique (exemplo: US $3,00 por clique) e definir um orçamento diário, indicando o máximo que você está disposto a gastar por dia.
    • Custo por cada 1000 impressões (CPM): que você especifica um valor fixo para cada 1.000 exibições do seu anúncio é exibido, não importando o número de cliques. Esta é uma boa opção se você mais importante para o número de vezes que seu anúncio é apresentado comparado ao número de cliques.

 

Em ambos os planos, o Gerenciador de campanhas exibe uma faixa de lances sugerida que representa uma estimativa dos lances concorrentes de outros anunciantes que selecionaram o mesmo público-alvo.

Em geral, quanto mais alto o lance nessa faixa, maior a probabilidade de seu anúncio obter cliques e impressões.

Observação: desde que você está concorrendo com outros anunciantes pela obtenção de cliques e impressões, não há um preço fixo para as campanhas do LinkedIn ADS é leilão com base e não com garantia de inventário.

Custo mínimo a veicular seu anúncio no Gerenciador de campanhas:

  • orçamento diário de US $10: por campanha.
  • orçamento total de $10: por campanha (um recurso opcional para o conteúdo patrocinado).
  • Lance mínimo de US $2: por CPC ou CPM.

Observação: o mínimo para CPC ou CPM o lance para o conteúdo patrocinado varia de acordo com o público que você segmentar.

Sua campanha não utilize todo o seu orçamento diário todos os dias. Para o valor real com atividades de que sua campanha recebe é cobrado.

O que determina que indica quantas vezes seu anúncio é exibido:

  • O lance CPC ou CPM.
  • Histórico de desempenho da sua campanha (CTR). Quando o valor do crédito se esgotar, você será cobrado periodicamente pelas impressões ou cliques que seu anúncio. Você continuará a cobrar até a data de término da campanha ou até você desativá-manualmente.

Com estas informações, acreditamos que você esteja apto a decidir sobre a utilidade do LinkedIn Ads para o seu negócio. Para iniciar suas campanhas, conte com o apoio da Compartilha.

 

Entre em contato com Agência Digital Compartilha