Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave de performance. São variantes das métricas, utilizados para saber quanto retorno determinada tática está alcançando. Pode-se dizer que são as métricas mais importantes para determinar o retorno das ações de marketing digital.

O objetivo principal dos indicadores é revelar em números a qualidade do marketing realizado. Os principais utilizados pela Compartilha são:

 

ROI – Retorno sobre o investimento

 

O ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, é o KPI que definitivamente mostra se a estratégia como um todo trouxe lucratividade para uma empresa. Ele mostra o retorno financeiro do conjunto das ações em marketing digital com base nas vendas e negócios decorrentes delas.
De maneira simples, podemos medir o ROI (Return on Investiment) através da seguinte fórmula:

ROI = (Total de Receitas – Total de Investimento) / (Total de Investimento)

Você pode medir o ROI total do seu Marketing Digital, ações digitais individuais e até mesmo por canal de divulgação.

 

 

Taxa de Conversão

 

Escutamos muito sobre taxa de conversão no e-commerce, mas a verdade é que esse índice pode ser apontado em qualquer tipo de META definida. Confira alguns exemplos de taxa de conversão:

 Site: Total de Contatos/Pedidos de Orçamento
 Página de Vendas / Landing Page: Total de Contatos/Pedidos de Orçamento
E-commerce: Total de Vendas / Total de Visitas ao site
Cadastro Newsletter: Total de E-mails Captados (Leads)
 Página de Captura: Total de E-mails Captados (Leads)
Download de Materiais: Total de Downloads / Total de Visitas.
E-mail Marketing: Total de Vendas / Total de Cliques

 

Custo Por Lead

 

O cálculo do custo por lead é muito comum em B2B.

O lead é aquela pessoa que mostrou no site interesse por determinado produto, deixando, por exemplo, um meio de entrar em contato (geralmente via formulário).

Esse indicador indica quanto recurso foi utilizado para gerar cada lead. Quando se divide o valor investido pelo total de leads, é possível saber o custo por lead.

Se o valor for alto demais ou a conversão dos leads em clientes for muito baixa, a empresa deve avaliar os recursos e procurar saber como ter mais lucros investindo menos.

 

Visitantes Únicos

 

Apesar de ser um indicador bastante simples, saber o número de visitantes únicos de um site é fundamental para avaliar se as ações voltadas para ampliação das vendas estão realmente surtindo efeito.  Saber quantos visitantes únicos seu site teve em um determinado período (após o início das suas ações de marketing digital), por exemplo, é imprescindível para aferir se o objetivo da estratégia está sendo realmente eficaz. Como verificar este KPI? O Google Analytics está aí pra isso.

Hélicon Barros

Hélicon Barros

Sou publicitário e fundador da Agência de Marketing Digital Compartilha. Desde 2010 ajudo empresas a captar clientes e ampliar vendas com estratégia eficaz de marketing digital. Sou especialista em marketing digital, publicidade online, links patrocinados, campanhas, leads, anúncios, otimizações de conversões, google adwords, sites e landing pages.