LEAD o que é

 

Leads significam novos contatos. Quando falamos em crescimento de empresas por meio de estratégias de marketing digital, a geração de leads é crucial. Afinal, os leads são potenciais clientes pois demonstram algum interesse no seu produto ou serviço, representando uma oportunidade de negócio.

Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome, telefone ou email pode ser considerado um lead.

“Afinal, quanto mais contatos (mais leads) a empresa tiver para se relacionar e abordar, mais chances ela tem de conquistar novos clientes e ampliar as vendas”, destaca Hélicon Barros, especialista em marketing digital e fundador da Agência Compartilha Publicidade.

Então vamos conferir o que são leads e porque eles podem fazer toda a diferença para a sua empresa ampliar suas vendas? Aqui é o Hélicon Barros, especialista em marketing digital e neste artigo explicarei tudo o que você precisa saber sobre este conceito muito comum em marketing e vendas.

Tópicos:
Lead o que é?
Por que gerar leads?
Diferença de lead e um visitante?
O que é lead qualificado?
Como gerar leads?
Como fazer a gestão de leads?
Conclusão

 

Lead o que é?

O lead é um novo contato de um potencial cliente que fez contato com sua empresa através do seu site, Google, rede social onde deixam dados de contato (e-mail, telefone).

Os leads nada mais são do que contatos de potenciais clientes, pessoas que tem algum interesse no seu negócio.
A partir deste novo contato (whatsapp, telefone ou e-mail) você pode iniciar um relacionamento até efetivar a venda e transformar este lead em cliente.

É por isso que a geração de leads é essencial para qualquer empresa crescer e vender mais.

 

 

Por que é importante gerar leads?

Gerar leads é criar novas oportunidades de negócios. É tornar seu produto/serviço desejável a ponto de transformar um visitante no seu site em cliente. O objetivo é convencer este visitante virar lead realizando uma conversão (ligando p/ pedir um orçamento, preenchendo um formulário, entrando em contato via whatsapp) para depois vender e transformá-lo em cliente.

No marketing digital, os leads têm mais peso do que os visitantes no site que não realizam nenhuma ação/conversão. Isso porque, ao contrário dos visitantes, eles realizam alguma ação. Entram no site da empresa não apenas de passagem mas também com o intuito de contratar, ligar, realizar ali alguma compra ou mesmo só assinar uma newsletter ou baixando um e-book para conhecer mais.

 

Diferença de lead e um visitante?

A diferença é: nem todas as pessoas que acessam seu site podem ser consideradas leads, pois a maior parte serão visitantes não  interessados em fechar negócio ou efetivar uma compra com sua empresa.

O visitante é um usuário qualquer que apenas navega pelo seu site. Pode ser alguém que se interessou por seu anúncio e clicou mas quando chegou no seu site por algum motivo perdeu o interesse e não entrou/deixou contato, por isso muitas vezes é importante melhorar o poder de convencimento do seu site ou ainda criar uma landing page.

 

Como gerar leads?

Na internet uma coisa é certa: as pessoas, seus clientes, vão recorrer ao Google quando precisarem do seu produto/serviço!

Neste momento as empresas com maior relevância são encontradas no GOOGLE e se destacam diante dos concorrentes. Para grande parte das empresas o Google associado a uma boa LANDING PAGE é a maneira mais efetiva para gerar leads contudo há outras estratégias como redes sociais (FACEBOOK, INSTAGRAN, LINKEDIN), onde é possível captar leads também além de YOU TUBE, webinars/videoconferências online, entre outras.

 

O que é lead qualificado?

Para determinar se um lead é qualificado ou não, é necessário fazer a seguinte pergunta: este novo contato tem perfil para ser meu cliente?

Quanto mais próximo do perfil do seu cliente ideal, mais qualificado ele será. E o perfil pode ser determinado por diversos fatores como idade/sexo/região/comunicação, pela sua necessidade/urgência de contratar/comprar, se tem condições financeiras, poder de decisão p/ contratar/comprar ou depende de sócios, entre outros critérios.

Esta qualificação é constante e feita em duas frentes: através das campanhas de marketing e lá na ponta pelo vendedor. No caso do vendedor, vale ressaltar que não se trata de um questionário, mas sim algumas perguntas a serem feitas na hora da abordagem comercial com o lead. Com um diálogo natural e com os ouvidos atentos, com uma breve conversa é possível obter muitas respostas para fazer esta qualificação do lead antes de agendar por exemplo uma reunião ou já fechar negócio.

 

Captação e Gestão de leads

A captação e gestão de leads é na grande maioria dos casos, um dos principais indicadores de performance, tanto do setor de marketing quanto do setor de vendas.

Imagina numa segunda feira entrando 10 novos leads interessados em contratar sua empresa. Na terça, somente um novo contato e mais nada no resto da semana. Contrariando as expectativas, na segunda seguinte, em vez de virem 10 novos leads, vem apenas 2.

O que aconteceu? E se você pudesse receber 5 novos leads todos os dias? Será que é possível e existe demanda para meu produto/serviço?

Uma boa gestão de leads começa monitorando de onde vem os leads e quais foram as ações que geraram aquele lead. Isso serve para o marketing, ajudando a atrair mais leads de qualidade, mas também é um passo importante para as vendas. Por exemplo os leads estão vindos de campanhas no Google ADS? Se sim, por quais palavras chaves? Quais anúncios estão gerando mais leads? Qual o perfil de público (idade, sexo, renda)? Qual é o tamanho da demanda?

Quando sabemos de qual campanha, anúncio ou landing page vem um determinado lead, entendemos o que gera mais resultado e qual o custo de aquisição (CPA) por lead.

 

 

Conclusão

A geração e gestão de leads é um processo relativamente novo no mercado corporativo mas que ganhou muita força com o marketing digital. Sua empresa gera leads? Caso não, faça a experiência e descubra novas oportunidades de vendas. Caso já faça busque melhorar a qualificação e custo por aquisição dos leads. O trabalho de qualificação de leads no marketing exige tempo e testes com diversas variáveis portanto não acontece da noite para o dia. As empresas que tem crescimento acelerado geram uma quantidade absurda de leads justamente para ter um bom volume de vendas todos os dias.

 

Fundada em 2010, a Compartilha Publicidade é uma agência de marketing digital p/ pequenas empresas especializada em gestão de tráfego. A agência mantém um blog atualizado blog da agência com informações sobre marketing digital: como atrair clientes, anúncios no googlegoogle adsleads,  tráfego pago, infoprodutos, gestor de tráfego, entre outros do mundo do marketing, negócios e vendas.

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