plano de marketing

Elaborar um plano de marketing ajuda empresas a atingir metas do planejamento estratégico. Aprenda como fazer com guia passo a passo. Conheça todo o processo e as etapas para criar seu plano.

 

Fazer um plano envolve planejar ações de marketing, definindo metas em relação ao mercado, o setor de atuação, planejando aumento de vendas, prospecção de clientes, desenvolvimento de estratégias de divulgação e comunicação, entre outros posicionamentos de mercado.

Para criar um plano de marketing é importante alinhar a visão, a missão, os valores e os objetivos da empresa. Outro fator muito importante é conhecer o mercado de atuação e o que a concorrência esta ofertando, pontos fortes e fracos.

Portanto conhecer bem o mercado vai influenciar no posicionamento da empresa, como ela quer ser reconhecida, onde quer chegar daqui a 1, 5 anos, quais estratégias vai usar para atingir seu público-alvo.

 

 

O Que é  Plano de Marketing?


O plano de marketing é uma ferramenta de gestão e deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Veja as vantagens de elaborar um plano de marketing: 

 

O plano de Marketing deve servir como um mapa que precisa ser percorrido para o crescimento da empresa no mercado, no setor, que visa prosperar. A ideia é sempre aumentar participação no mercado ano após ano seguindo etapas do plano.

 

 

Etapas do Plano de Marketing

 

O plano de marketing é composto de três etapas básicas: planejamento, implementação e avaliação que, se bem aplicadas, possibilitarão aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas.

planejamento são definadas as diretrizez do negócio, público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.

implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.

Ao final, deve ser feita uma avaliação, para verificar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.

 

 

Como Fazer Plano de Marketing

 

1 – Quem são os clientes? Quem é o público-alvo?

Direcionar esforços e ações de marketing para o público correto evita o desperdício de verba. O plano de Marketing precisa direcionar com precisão para o público-alvo.

 

2 – Quem são os concorrentes?

Pesquisar e identificar a concorrência analisando o que oferecem e como estão oferecendo faz parte da criação do seu diferencial. A partir do seu diferencial sua empresar consegue se diferenciar e não será mais uma empresa, facilitando a conquista de novos clientes.

 

3 – Quais estratégias de Marketing serão usadas?

Marketing tradicional (panfletos, flyers, outdoor, anúncios em revistas) e/ou marketing digital (site, google ADS, redes sociais).

 

4 – Quanto de verba será investido?

Segundo estudiosos da administração a verba de marketing deve variar de 1% a 10% do faturamento da empresa. Empresas mais conservadoras investem de 1% a 3%. A partir daí pode ser feita uma previsão mensal, trimestral ou até mesmo anual.

 

5 – Quais táticas e ações serão usadas?

Por exemplo, produzir banners e folders além de montar stand em feiras/eventos no marketing tradicional.

Já no marketing digital pode ser gerar e aumentar o tráfego no site da empresa através de links patrocinados, anúncios no google adwords em determinadas cidades ou estados ou todo o país.

 

6 – Quando executarei e por quanto tempo?

Determinar quando cada ação será realizada e por quanto tempo.

 

7 – Quais foram os resultados das ações de marketing?

Depois de determinada ação contabilize e mensure os resultados.

 

Agora que aprendeu como fazer um plano de marketing, implemente  em sua empresa para aumentar sua participação no mercado e faça ajustes no plano temporariamente.

 

Saiba mais detalhes de como fazer um plano de marketing digital.

 

 

 

 

Hélicon Barros