Saiba o que é otimização SEO On-Page e confira quais elementos de uma página você pode trabalhar para obter melhores resultados orgânicos no Google.

 

Há algumas partes específicas de uma página, um site, que possuem maior relevância na busca e merecem receber uma atenção especial.

Trabalhá-las significa ter uma maior chance do Google te considerar como resultado para uma busca realizada. Isso na indústria é chamado de “otimização on-page”.

Neste post, vamos apresentar alguns desses elementos e explicar como eles podem ser utilizados para que você obtenha melhores resultados em buscas orgânicas.

 

Título da Página

O Título da Página (“title”) não é obrigatoriamente o título do artigo ou o que aparenta ser o nome da página para os visitantes. Refere-se, na verdade, a uma propriedade do código HTML, identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google:

Quando estamos falando sobre SEO, o Título da Página é o elemento mais importante de todos. Porém, muitas vezes seu espaço é ocupado por slogans ou frases que não descrevem bem a página ou que não usam as keywords que realmente importam no negócio (como por exemplo “Home” na página inicial do site). Como resultado, o Google pode não identificar a relação do seu site com esses termos.

Procure descrever com precisão o tema que a página aborda, e fique atento à ordem das palavras: primeiras têm maior relevância que as últimas. Além disso, o número de palavras também tem relevância: quanto menos palavras, maior a importância das mesmas.

O recomendado é utilizar um tamanho máximo de 63 caracteres para o título. Apesar de o Google ler uma quantidade maior do que esse número, esse é o limite de caracteres que costuma aparecer quando o Google exibe os resultados em uma página de busca.

Algumas regras simples que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:

  • Crie um único título por página;
  • Este título precisa ser condizente com o conteúdo da página;
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de diferentes termos separados por vírgulas.

 

Meta Description

A Meta Description é um código inserido na página que não tem peso como fator de rankeamento. Isso significa que as palavras-chave que estão na descrição não serão as responsáveis por melhorar ou piorar o posicionamento de uma página no Google.

Em contrapartida, a meta-descrição é aquele fragmento que costuma aparecer na página de resultados. Seu intuito é mostrar para o usuário o que a página aborda, e convencê-lo de que vale a pena clicar no link para ler o conteúdo. Dessa forma, preencher a Meta Description com um texto atrativo e convincente pode aumentar muito a taxa de cliques quando seu site aparecer entre os resultados.

Algumas regras interessantes que você pode seguir para este elemento:

  • Para que uma pessoa clique em seu link, a meta-descrição precisa ser fundamentalmente chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-to-action;
  • A meta-descrição até pode, mas não é recomendado que contenha mais do que 160 caracteres em seu texto.

Veja mais sobre o assunto no post “Por que é importante editar a Meta Description das páginas e posts do seu site”.

 

URL (endereço da página)

Um outro elemento no qual o robô do Google faz a varredura de palavras-chave é o próprio endereço da página.

Portanto, é essencial que sua URL seja descritiva e que contenha a palavra-chave desejada, algo como “http://site.com.br/nome-do-post”. Evite criar URL’s com códigos como no modelo “http://site.com.br/ct136781xg19g37” ou também parâmetros como “http://site.com.br/?p=12447”.

Além do mais, muitos dos links que você receber terão o próprio endereço da página como texto âncora, o que de fato é também bastante relevante.

 

Imagens

Existem, basicamente, 3 itens que devemos verificar nas imagens de uma página quando estamos falando de SEO:

  • O nome de arquivo;
  • O texto alternativo (alt text);
  • O contexto.

Este três itens acima são responsáveis por ajudar o Google a determinar qual é o assunto da imagem inserida naquela página.

Primeiro, é importante que todas as imagens tenham nomes simples e diretos, ou seja, que descrevam a imagem unicamente pelo nome do arquivo.

Exemplo: home-office.jpg ou macbook.jpg

Segundo, todas as imagens de uma página devem ter um texto alternativo (alt text) caso a imagem não seja exibida. É o preenchimento desse item que auxilia os programas de leitura de tela e o Google a entenderem o que a imagem representa.

E em terceiro lugar, cada imagem deve ser inserida em local apropriado, próximo ao conteúdo que ela retrata.

Evite incluir a imagem por Javascript ou posicionar com CSS para “deixar mais próxima” de um conteúdo. O Google sempre vai ler onde ela está em seu HTML para assimilar o assunto (texto) com a imagem, determinando assim o tema geral que é tratado na imagem.

 

Headings

É possível determinar subtítulos no código de uma página, chamados também deHeadings. Esses elementos indicam a prioridade de algumas partes da página sobre outras, variando entre H1 e H6, sendo H1 o conteúdo mais importante.

Os Headings são indicados por códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6>. Na maior parte dos casos, o H1 é destinado ao título da página, e os outros códigos para subtítulos, mantendo uma hierarquia de prioridades.

Ter a palavra-chave buscada dentro desses subtítulos também ajuda no fator de rankeamento do Google. O recomendado é que seja usado um único H1 por página e, se necessário, múltiplos H2 e H3. É esse o método que utilizamos aqui no blog da Resultados Digitais e que estamos utilizando, inclusive, nesse post. Enquanto o título é H1, os subtítulos do post são todos H2.

 

Textos simples

A utilização de uma determinada palavra em seu conteúdo potencializa as chances de que o Google exiba sua página como resultado para quem busca aquela palavra. Por exemplo, mencionando “Aulas de violão” em um texto, a chances de sua página aparecer para esta consulta aumentam.

Por outro lado, o uso excessivo e exagerado de uma mesma palavra pode confundir os usuários. O Google não aprova esse tipo de conduta, e é bem provável que seu site sofra algumas consequências, como uma queda na exibição de sua página nos resultados de pesquisa.

Você pode estar agora se perguntando qual é o número ideal para repetir um termo. Na verdade, o limite é o bom senso. É necessário repetir os termos escolhidos algumas vezes, mas nunca de forma que isso prejudique a experiência de leitura do usuário, ou que pareça descaradamente antinatural.

Na dúvida, faça as seguintes perguntas:

  • Cito a palavra-chave no conteúdo?
  • Em quantidade razoável?
  • Os usuários ficam satisfeitos com a quantidade de ocorrências?
  • Utilizo variações parciais?
  • Utilizo sinônimos?

 

Linkagem Interna

Toda a internet é composta por nada mais nada menos que links. Os usuários navegam o tempo todo por links assim como os robôs de cada motor de busca. Sabendo disso, os motivos para o seu site possuir uma linkagem interna bem aplicada, tornam-se simples. Alguns deles são:

  • Melhorar a navegação do usuário;
  • Facilitar o conhecimento de novas páginas para os motores de busca;
  • Relacionar páginas que abordam assuntos semelhantes;
  • Distribuir de forma estratégica a força vinda de links externos por todo seu site.

 

Sitemap.XML

Existem muitas ações que podemos realizar em nossos sites que facilitam a leitura e interpretação do site para os robôs dos motores de busca. Uma importante delas, é a criação do sitemap.xml. Quando se cria e envia um sitemap.xml, você consegue aumentar as chances do buscador conhecer todas as suas páginas. Nos benefícios dessa prática, incluem-se:

  • O tempo de indexação de suas páginas torna-se menor;
  • URL’s com má linkagem interna que dificilmente seriam encontradas pelo processo padrão de rastreamento dos motores de busca, passam a ter grande possibilidade de serem descobertas.

 

Hélicon Barros

Hélicon Barros

Sou publicitário e fundador da Agência de Marketing Digital Compartilha. Desde 2010 ajudo empresas a captar clientes e ampliar vendas com estratégia eficaz de marketing digital. Sou especialista em marketing digital, publicidade online, links patrocinados, campanhas, leads, anúncios, otimizações de conversões, google adwords, sites e landing pages.