Como medir a lucratividade de campanhas online

(Last Updated On: 19 de novembro de 2018)

As mídias online são uma excelente opção de publicidade para empresas dos mais variados tamanhos, desde as pequenas às multinacionais. Devido ao fato de serem pagas por cliques ou visualização do anúncio, há bastante elasticidade quanto a possibilidade de investimento.

Por esse e outros motivos, as campanhas online vem atraindo os olhares de empresas que antes nunca investiram neste tipo de publicidade, as quais consequentemente buscam parceiros como as agências digitais de performance.

 

Para ajudá-lo a administrar a demanda de uma agência digital, confira algumas dicas importantes:

  • ACOMPANHE AS MÉTRICAS QUE REALMENTE IMPORTAM

Observe sua taxa de conversão e o número de usuários únicos trazidos pelas campanhas. Veja que há uma relação matemática simples entre as duas métricas, onde o número de conversões é proporcional ao número usuários, respeitando o mesmo percentual da taxa de conversão. Ou seja, com 2% de taxa de conversão, 100 usuários refletem 2 vendas. Alcançando 1000 usuários, 20 vendas.

Uma empresa que busca gerar mais leads e mais clientes, pode se guiar pelo CPL, custo por lead. Trata-se do valor investido em mídia online dividido pelo número de leads gerados pelas campanhas.

Inicialmente, tenha em mente o quanto pretende investir na aquisição de um novo lead. Ou seja, o quanto do seu ticket médio você pretende reverter em campanhas de performance.

Imagine o seguinte exemplo: ao investir 100 reais em uma campanha online, seu site recebe 100 usuários, e destes, você consegue 10 contatos/leads. Sua empresa consegue fechar 1 venda no valor de 1000 reais.

Sabendo disso, dentro do exemplo acima, suas campanhas de leads serão cada vez mais lucrativas à medida em que o CPL for menor que 10 reais. Inclua sua margem de segurança na conta e você encontrará o CPL ideal.

 

  • ESTIPULE AS METAS REALISTAS

Se você já investe em mídias online, já sabe qual é seu CPL, seu ROI e outros dados importantes de suas campanhas. É extremamente importante que você parta deste valor para definir suas metas, pois nenhuma agência será capaz de transformar seus resultados da água para o vinho. É preciso ter as expectativas alinhadas com a realidade de investimento e do segmento em questão.

Sua cobrança pelos melhores resultados sempre será legítima, até porque você é quem paga a conta. Entretanto os números precisam estar de acordo com as possibilidades de crescimento de seu negócio. O melhor caminho a seguir é avaliar o seu CPL máximo (conforme o item 1) e estipular metas de redução alcançáveis.

 

Hélicon Barros

About Hélicon Barros

Sou publicitário e fundador da Compartilha Agência de Marketing Digital. Desde 2010 ajudo empresas a captar clientes, leads e ampliar vendas com estratégia assertiva de marketing digital. Sou especialista em marketing digital, links patrocinados, campanhas, leads, anúncios, otimizações de conversões, google adwords, sites, wordpress, landing pages, SEO, vendas online e B2B.

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