gestor de trafego

 

Gestor de tráfego é um dos profissionais mais requisitados nos últimos anos segundo pesquisas da Hub Spot devido ao aumento no fluxo de pessoas online. A importância do gestor de tráfego está em alta justamente pelas empresa buscarem maior destaque na internet segundo os dados.

O gestor de tráfego vai fazer a gestão de tráfego de potenciais clientes que navegam pela internet, Google, You Tube e Redes Sociais. Vai gerenciar campanhas para captar leads, aumento de vendas e posicionamento adequado da marca. Se sua empresa pretende investir ou já investe em marketing digital, certamente um bom gestor de tráfego vai otimizar seus investimentos seja R$ 1.000 ou R$ 30.000 em anúncios patrocinados por exemplo.

Na atualidade, na era digital, podemos considerá-lo como um dos pilares para a estrutura de qualquer negócio. O tráfego será o responsável por trazer seguidores, leitores e/ou atrair clientes.

O público que entra e sai de suas páginas diz muito sobre o seu posicionamento e marca. E o gestor está presente para analisar e acompanhar esse comportamento.

Pois bem, todo o seu trabalho e planejamento desenvolvido gerará uma resposta ou um resultado. Com a análise desses dados é possível compreender no que errou ou acertou em seu trabalho de gestão de tráfego.

Para você entender mais a fundo como funciona o trabalho de um gestor de tráfego, neste artigo, você vai saber o que é um gestor de tráfego, como funciona este trabalho, como contratar e mais.

 

O que é um Gestor de Tráfego?

O gestor de tráfego online é um profissional responsável por definir mídias online, estratégias e ações de marketing para gerar vendas e resultados para uma empresa, por intermédio de ferramentas de marketing digital e publicidade.

O profissional gerencia investimentos em publicidade, possui a responsabilidade quanto a administração do orçamento destinado ao tráfego pago. Gerencia e controla custo por clique, leads ou venda. Administra tráfego principalmente no  Google Ads e Facebook/Insta Ads além de outras fontes de tráfego como You Tube ADS.

 

O que faz um Gestor de tráfego?

O gestor de tráfego faz tráfego pago. É o profissional responsável por gerenciar contas de anúncios/campanhas de uma empresa. Este trabalho pode ser feito presencialmente ou home office. Basicamente a empresa fornece ao profissional sua conta de anúncios com uma verba mensal para que ele possa criar, analisar e otimizar seus anúncios.

A coleta de dados e seu devido gerenciamento faz parte das funções de um gestor de tráfego. Índices essenciais para compreensão do comportamento do público alvo, persona, assim como determinar os melhores resultados. Construindo de forma efetiva um tráfego qualificado.

Dentre as principais funções, temos:

 

Quais ferramentas usam?

Muitos dos profissionais desta área dominam diversas ferramentas de anúncios, entre as principais estão Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads e LinkedIn Ads, ou são especializados em algumas ferramentas.

A verba é definida de acordo com as estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo e vários outros detalhes.

Monitoramento e mensuração de números, quanto tratamos de marketing digital, sempre colocamos a grande importância quanto aos resultados. A análise de dados e mensuração são tópicos fundamentais para adequar as suas estratégias. É preciso saber o que está ou não dando os resultados, promovendo assim, a adequação necessária.

 

Como funciona o trabalho na prática?

O trabalho do gestor de tráfego na prática vai gerar tráfego de diferentes fontes ou priorizar uma dependendo do custo por aquisição de um novo lead ou cliente, segmentar públicos para ter uma audiência realmente interessada nos seus produtos, infoprodutos e/ou serviços. Começam com um plano de marketing para atrair clientes, o público, a persona, assertivamente e depois focar nos anúncios das campanhas:

– Estratégias dos Anúncios
Antes de iniciar os trabalhos, o gestor de tráfego com sua equipe fazem todo o planejamento dos anúncios para ver exatamente como irá distribuir a verba (tráfego pago) fornecida pela empresa. Após alinhar as estratégias é passado para a equipe criativa para que seja desenvolvido as artes, textos e vídeos dos anúncios.

– Criação dos Anúncios
Com todas as imagens, vídeos e textos o gestor de tráfego irá criar e distribuir estes anúncios nas mídias escolhidas, de acordo com os objetivos definidos pela estratégia, como por exemplo: captura de leads, remarketing, venda direta, etc. Geralmente no início começa com a criação de diversos anúncios testes para ver quais vão performar melhor.

– Análise dos Anúncios
Depois de alguns dias com as campanhas ativas é hora do gestor de tráfego fazer uma análise geral em todos os anúncios, pausar os que não performaram bem e analisar quais estão apresentando bons resultados.

– Otimização dos Anúncios
Agora chegou a hora de otimizar, depois de analisar o desempenho dos anúncios, o gestor de tráfego já consegue entender quais terão um bom resultado e quais ele poderá substituir. Com esta observação, é possível aumentar o orçamento nos anúncios que deram certo, expandir o tempo de veiculação, fazer testes a/b e acompanhar os resultados dos próximos dias.

 

O gestor de tráfego trabalha para garantir um bom fluxo acessos de pessoas qualificadas ao seu website, landing pages e/ou loja virtual, redes sociais e canal no You Tube. Buscar e tentar trazer o público mais qualificado possível, mais próximo do público alvo, é um dos principais desafios de todo gestor de tráfego.

 

Como posso contratar um Gestor de Tráfego?

Agora que você sabe da importância e o que faz um gestor de tráfego, não contrate profissionais desqualificados que não apresentam relatórios periódicos (semanais ou mensais) da gestão de tráfego. Busque alinhar metas e contrate gestores de tráfego (profissionais ou agência) que buscam gerar resultados, maior lucratividade possível, assim como a Compartilha Agência de Marketing Digital p/ Pequenas Empresas que gerencia o tráfego de pequenas empresas. A agência tem experiência em gestão de tráfego com baixo investimento e gera resultados na captação de novos clientes para negócios de diversos segmentos desde prestadores de serviços a loja virtuais.

 

Confira também no blog da Agência Compartilha informações sobre marketing digital: como atrair clientes, anúncios no google ADS, leads,  tráfego pago, infoprodutos, gestor de tráfego, entre outros do mundo do marketing, negócios e vendas.

 

Hélicon Barros
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