Por que ampliar investimentos em marketing digital e planejar ações na WEB?

Com o crescimento da Internet no Brasil, não é mais possível pensar em ações isoladas de marketing e publicidade. Seja qual for seu negócio, com toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários freqüentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental.

A Internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as da concorrência, e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.

Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade.

A Internet é tão grande e dispersa que os investimentos isolados e sem coordenação invariavelmente significam desperdício de recursos. Você tem primeiro que entender todo o contexto do marketing digital e depois planejar ações coordenadas e eficientes, que estejam ligadas umas às outras, e que se realimentem, ou seja, que uma ação contribua para que a outra cresça e obtenha projeção.

Assim a palavra chave é Planejamento. Você deve elaborar seu Planejamento de Marketing Digital. Um documento que irá dar o rumo das ações de sua empresa na Internet no curto, médio e longo prazo.

Quando você elabora seu Planejamento de Marketing Digital, você estará não só definindo o que deve fazer nos próximos meses, mas também otimizando os recursos entre as ações de Internet e também entre as ações de marketing e publicidade que você está planejando executar.

 

 

Hélicon Barros

About Hélicon Barros

Sou publicitário e fundador da Agência de Marketing Digital Compartilha. Desde 2010 ajudo empresas a captar clientes e ampliar vendas com estratégia eficaz de marketing digital. Sou especialista em marketing digital, publicidade online, links patrocinados, campanhas, leads, anúncios, otimizações de conversões, google adwords, sites e landing pages.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.